terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Social de Florianópolis marca presença na RIO+20

O mês de Junho foi de suma importância para ambientalistas e os demais cidadãos preocupados com o meio ambiente, pois a cidade do Rio de Janeiro sediou a RIO+20, evento mundial para discussão de formas de preservação do meio ambiente, visando, acima de tudo, a sustentabilidade. Desde o encontro da ECO92, também no Rio de Janeiro, 20 anos se passaram, fazendo-nos parar para pensar se os acordos foram cumpridos e se, de fato, estivemos andando em direção à tão discutida sustentabilidade desde então. 
Além dos 77 países que fizeram sua parte discutindo o futuro de nosso planeta no que se refere ao meio ambiente, também esteve por lá o Projeto Caeira 21, projeto social de arte-educação que se localiza no Saco dos Limões. O Projeto é coordenado pela Arte-educadora Graça Carneiro e tem oficinas de artes, esportes, música, boi-de-mamão, bateria mirim e capoeira, contemplando mais de 100 crianças e jovens do bairro. A ida ao Rio de Janeiro para prestigiar este grandioso evento foi possível graças aos, sempre presentes, esforços do Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense - GTCC - ONG mantenedora do Projeto Social que, além de viabilizar a ida de crianças e jovens que compõe as oficinas  que funcionam em contraturno escolar no Projeto, também convidaram membros da Bateria do GRES Consulado, o Grupo Cultural Boi de Mamão do Porto da Lagoa, além de geógrafos, cinegrafistas e Cantadores de Engenho da cidade de Bombinhas totalizando um grupo de 41 pessoas com diversos interesses.
O grupo, além de prestigiar o evento, adquirindo grande aprendizado sobre a diversidade ambiental e cultural de nosso planeta, conheceu a realidade do Rio de Janeiro visitando a Favela da Maré, o centro econômico e histórico da cidade e toda a estrutura turística que a Zona Sul tem a oferecer.
Foram 4 dias de intenso exercício de cidadania e aprendizado que, com certeza, jamais serão esquecidos pelos 41 presentes.
Confiram as fotos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário