IV Conferência Nacional do Meio Ambiente 2013 Resíduos Sólidos
BRASIL SEM LIXÃO
Participe das Conferências! O Convite vale para todos.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza o País para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. A quarta edição tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:
I- Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais; e
III - Geração de emprego e renda.
Com o lema "Vamos cuidar do Brasil", a CNMA faz novamente um convite para que a sociedade brasileira - governos, empresários e sociedade civil - se engaje no processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.
A CNMA é também um importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.
Conferência Livre
A Conferência Livre acontece no bairro, no condomínio onde você mora, ou ainda no local em que você trabalha. O ato de convocação pode ser da Associação Comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar a conferência. Nessas conferências as pessoas interessadas vão se reunir e sugerir propostas para cuidar dos resíduos sólidos gerados naqueles locais. O resultado pode ser um plano de gestão dos resíduos, por exemplo. A Conferência Livre também pode aprovar propostas a serem encaminhadas às etapas municipais, regionais, estaduais e nacional. A importância da Conferência Livre é sensibilizar e mobilizar a comunidade, além de popularizar o tema “BRASIL SEM LIXÃO”.
Conferência Virtual
As Conferências Virtuais podem ser convocadas por qualquer grupo de pessoas ou representações governamentais interessadas no debate sobre os temas da conferência. O objetivo das Conferências Virtuais é promover o debate através da internet, videoconferências e outros meios de comunicação virtual. As propostas dessas Conferências serão encaminhadas por meio eletrônico diretamente para as etapas estaduais e nacional da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O processo da Conferência começa pelas etapas locais, em um município sozinho como CONFERÊNCIA MUNICIPAL ou em um grupo de municípios como CONFERÊNCIA REGIONAL. Você deve procurar sua prefeitura para saber o dia e o local da reunião e assim, discutir e propor soluções. Nessa primeira etapa serão eleitos delegados que participarão da CONFERÊNCIA ESTADUAL. Cada estado vai tratar das soluções que deverá adotar e também eleger os delegados para a etapa nacional.
A ETAPA NACIONAL é o ponto alto do debate de uma conferência. É quando os resultados de todas as conferências estaduais, das conferências livres e das conferências virtuais serão discutidos pelos representantes eleitos. O resultado da Conferência Nacional é fruto do debate que se inicia nos municípios para construção de políticas públicas para todo o país.
O desafio é de todos!