sábado, 22 de dezembro de 2012

Natal sustentável!

O clima natalino dá um ar de encantamento, onde guirlandas, pisca-piscas e presépios estão espalhados por todos os cantos, tomando conta da cidade e emocionando pessoas.
A época festiva traz um inegável impulso para a economia. As indústrias e o comércio ganham fôlego e propiciam novas oportunidades de emprego. Contudo, o aumento nas vendas de produtos acaba gerando lixo, e a melhor saída é o consumo consciente.

Estudos indicam que há uma preocupação da população com relação ao seu consumo, mas na hora de colocar isso em prática, o resultado não é tão bom assim. 
Por esse motivo precisamos refletir antes de consumir, e na forma como o ato de comprar é encarado. Consumir não é o problema, o problema está no momento em que estamos consumindo, que não levamos em conta as consequências dos impactos ambientais negativos que essa ação pode provoca.

O consumidor tem um grande poder que não costuma dispor. Na hora de escolhemos os presentes, podemos questionar como esse produto foi feito. Há varias empresas que estão buscam uma produção mais sustentável, com menor agressão ao meio ambiente.
Uma mudança de postura é importante, e a utilização de embalagem por outra que possa ser reutilizada, é uma boa oportunidade para repensar as nossas atitudes e valores.
Temos que nos preocupar com a forma que consumimos, não só no comércio, mas dentro de nossa casa também.

Precisamos entender que pequenas ações causam impactos ambientais positivo, sendo importante para pessoas que desejam aproveitar essa época da melhor forma possível, com um toque sustentável.

Boas festas!

Adriana Vieira
Tríade - Consultores Associados

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

III RECICLA BEM FLORIPA - reportagem Comcap

Recicla Bem entrega manual de boas práticas aos comerciantes

Comcap participou da terceira edição do evento liderado pela CDL e GIRS, numesforço para tornar o Centro e a cidade cada vez mais limpos.


foto/divulgação: Adriana Baldissarelli
        Recicla Bem Floripa 2012



Comerciantes do Centro de Florianópolis receberam nesta quinta-feira um manual de gerenciamento dos resíduos urbanos, com instruções sobre as boas práticas na destinação do lixo. A atividade fez parte da programação do III Recicla Bem Floripa, parceria entre a CDL de Florianópolis, Comcap, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos, Floram e Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS).
Trinta voluntários recrutados pela CDL e pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro visitaram os estabelecimentos para entregar a cartilha Deixar a cidade mais limpa é um dever de todos nós. Pela primeira vez grupo incluiu, além da equipe de educação ambiental da Comcap, os operacionais da Divisão Centro. Dez deles trocaram por algumas horas o equipamento de trabalho pelo material informativo.

“Fomos recebidos de forma muito atenciosa. As pessoas nos veem passando todo dia, mas assim a Comcap fica mais próxima”, observou Elisan Oliveira. Para Eni Maura Andrade, que também trabalha no roteiro do Centro, foi um boa oportunidade para estimular as pessoas a separar mais e melhor os resíduos. “As pessoas se dão conta que para reciclar, precisam separar antes.”

No estande instalado nas esquinas das ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, permaneceram o presidente da Comcap, Marius Bagnati, o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, José Luiz Menezes, da FloripAmanhã, Tônia Dutra, da Sense Consultoria Socioambiental, representando o GIRS, que tiveram a atenção inclusive do presidente da Fatma, Murilo Flores.

Mais informações no site da CDL


Mais informações no site do FloripAmanhã




Orientações Comcap para Centro de Florianópolis:


A Comcap observa a importância do cumprimento da Lei 113/2003, que trata da apresentação dos resíduos sólidos para a coleta. A nova política nacional estabelece metas altas e prazos curtos para a gestão dos resíduos. Para desviar cada vez mais materiais dos aterros sanitários é preciso que poder público, indústria, comércio e consumidor assumam, cada um, a sua responsabilidade.




QUANTO AOS RESÍDUOS ORGÂNICOS E REJEITOS:
  • É de responsabilidade do comerciante o uso de contentores para depositar o lixo comum. 
  • Os contentores devem ser identificados com o nome do estabelecimento. 
  • A guarda e a limpeza dos contentores devem ser feitas em local adequado, na área interna do estabelecimento. 
  • Os contentores devem ser colocados na frente do estabelecimento, no recuo ou ao lado da calçada, sempre encostados à fachada, no máximo uma hora antes da coleta convencional. 
  • Os estabelecimentos de pequeno porte, exceto aqueles que operam com manipulação de alimentos, podem formar grupos para aquisição e uso de contentores. A limpeza e manutenção são de responsabilidade do grupo. 
  • Os estabelecimentos que manipulam alimentos devem ter contentores individuais. 
  • Os contentores podem ser recolhidos e lavados pelos lojistas, na manhã seguinte, logo após a abertura do estabelecimento comercial. 

O uso de contentores deve ser diferenciado pelas seguintes cores:
Laranja: uso residencial
Azul marinho: comércio em geral, inclusive no segmento de manipulação de alimentos
Azul claro: opcional para uso na coleta seletiva.

QUANTO AOS RESÍDUOS RECICLÁVEIS:




Os materiais recicláveis (papéis, metais, plásticos e vidros) devem ser acondicionados em saco plástico transparente, preferencialmente na cor amarela.
As embalagens de papelão devem ser desmontadas e amarradas.
Os materiais recicláveis devem ser dispostos em via pública, no horário da coleta, ao lado dos contentores (e não dentro deles).
Embalagens de isopor devem ser ensacadas.
Vidros devem ser colocados em sacos separados e os quebrados, em embalagem resistente como caixa de leite.
Todos os materiais recicláveis devem estar limpos.

QUANTO AOS MATERIAIS INERTES:

O descarte de materiais inertes (móveis, fogões, geladeiras, entulho de construção, etc), em pequenos volumes, deve ser agendado previamente com a Comcap, por meio do fone 0800 843 1529. Também podem ser levados ao ponto de entrega voluntária (PEV) da Comcap no Itacorubi. 





galeria de imagens