quarta-feira, 27 de junho de 2012

Palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos

No dia 14 de Junho, o professor Cyrus Augustus, do Instituto Ambiental do Paraná - IA - proferiu palestra e trocou informações com os membros do GIRS sobre Política Estadual de Resíduos Sólidos, abordando temas como Logística Reversa, Associações e Cooperativas de Catadores, entre outros. Durante o encontro, foi possível a troca de experiências, bem como identificar os avanços e as necessidades de aperfeiçoamento das políticas públicas em relação à gestão de resíduos sólidos nos municípios.

A seguir, um breve histórico do nosso ilustre palestrante, Cyrus Augustus Moro Daldin:
Graduado em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel. Aluno do curso de Mestrado em Ciência do Solo da UFPR, Mestrando em Agronomia pela UEPG. Ex-Prof. de Defesa Vegetal da UEPG. Atualmente é professor de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa desde 1998. Consultor para o SENAR NACIONAL para diversos estados do Brasil. Auditor Ambiental. Engenheiro Agrônomo Fiscal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná - Instituto Ambiental do Paraná. Professor do Curso de Pós-Graduação de Gestão Ambiental do CESCAGE, disciplina de Resíduos Sólidos. Professor do Curso de Pós-Graduação em Epidemiologia em Defesa sanitária Vegetal da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente, Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, agrotóxicos, legislação ambiental, segurança
 ocupacional, pulverizador de barras e resíduos sólidos, aterros sanitários, resíduos sólidos especiais. Autor de manuais técnicos, livros, cd-rom e vídeos educativos sobre agrotóxicos e resíduos sólidos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Social de Florianópolis marca presença na RIO+20

O mês de Junho foi de suma importância para ambientalistas e os demais cidadãos preocupados com o meio ambiente, pois a cidade do Rio de Janeiro sediou a RIO+20, evento mundial para discussão de formas de preservação do meio ambiente, visando, acima de tudo, a sustentabilidade. Desde o encontro da ECO92, também no Rio de Janeiro, 20 anos se passaram, fazendo-nos parar para pensar se os acordos foram cumpridos e se, de fato, estivemos andando em direção à tão discutida sustentabilidade desde então. 
Além dos 77 países que fizeram sua parte discutindo o futuro de nosso planeta no que se refere ao meio ambiente, também esteve por lá o Projeto Caeira 21, projeto social de arte-educação que se localiza no Saco dos Limões. O Projeto é coordenado pela Arte-educadora Graça Carneiro e tem oficinas de artes, esportes, música, boi-de-mamão, bateria mirim e capoeira, contemplando mais de 100 crianças e jovens do bairro. A ida ao Rio de Janeiro para prestigiar este grandioso evento foi possível graças aos, sempre presentes, esforços do Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense - GTCC - ONG mantenedora do Projeto Social que, além de viabilizar a ida de crianças e jovens que compõe as oficinas  que funcionam em contraturno escolar no Projeto, também convidaram membros da Bateria do GRES Consulado, o Grupo Cultural Boi de Mamão do Porto da Lagoa, além de geógrafos, cinegrafistas e Cantadores de Engenho da cidade de Bombinhas totalizando um grupo de 41 pessoas com diversos interesses.
O grupo, além de prestigiar o evento, adquirindo grande aprendizado sobre a diversidade ambiental e cultural de nosso planeta, conheceu a realidade do Rio de Janeiro visitando a Favela da Maré, o centro econômico e histórico da cidade e toda a estrutura turística que a Zona Sul tem a oferecer.
Foram 4 dias de intenso exercício de cidadania e aprendizado que, com certeza, jamais serão esquecidos pelos 41 presentes.
Confiram as fotos!